3.5.07

A Cidade e as Serras

Neste feriado do Dia do Trabalhador eu fui convidado para conhecer Urubici - um recanto entre as nuvens na serra catarinense. Foi uma experiência de vida!

Eu acho muito interessante como Santa Catarina parece ser um território a parte do resto do país. Tem belas praias, colonização açoriana, e tudo mais, mas nada se compara com o interior do estado, cheio de cânions e matas de araucárias espalhadas por aí.

Tem horas que me lembra o paraná, e tem horas que me parece que é similar ao Rio Grande do Sul (que eu só conheço por foto), mas o fato é que a sensação é de estar num lugar sem paralelo, com coisas que eu só vou encontrar - do jeito que são - por aqui mesmo.

A viagem foi bem bacana... foi a vez em que fui mais ao sul do mundo até agora na minha vida. Além de ter decorado a trilha sonora do filme "Duets" (que por sinal eu nunca vi, mas era o único CD diponível no carro), conheci lugares novos como Tubarão, onde parte da família da Babs mora. Foi bacana ver os municípios que cercam a cidade, rumo à serra: pequenos vilarejos esparços com casinhas do início do século e gente fazendo almoço no alpendre, tudo muito bucólico beirando a um romantismo árcade.

Chegar em Urubici dá trabalho, e apesar da curta distância entre a cidade e Florianópolis, a viagem é longa por causa da estrada serpenteante e do trânsito na BR não duplicada. Mas a paisagem faz tudo valer a pena, e eu me senti um autêntico turista nipônico tirando foto de tudo a cada 3 segundos.

Sério, para quem acha que Campos do Jordão é passeio de inverno, Urubici é uma lição de vida.

Ficamos num albergue que acabou virando um chalé de estação, já que ocupamos todas as camas disponíveis. Junto ao albergue há também um apousada, muito legal e que serve refeições fartas, mas a diferença de preço entre uma e outra ($200 para $25 a diária) deixa qualquer plano de retorno sem muita opção.

É um lugar onde não há nada a se fazer além de caminhar, adimirar a paisagem e ficar à mesa, comendo e bebendo, e conversando com os amigos. Imaginei altas partidas de Munchkin noite a dentro, regadas a vinho e pinhão assado, que dá de pegar no chão das trilhas ao redor - de graça! Um dia ainda junto uma trupe e vamos passar um feriado lá. Eu sei que é meio longe, mas meus amigos de São Paulo com certeza iriam gostar desse lugar.

Um dia ainda moro num lugar desses... só não conto para a Tita, que é para ser surpresa!

2 comentários:

barbara disse...

é um lugar mais que especial, sempre quis te levar.
só não gostei da dona araucaria, brincando de tiro-ao-alvo nas minhas costas, sem contar do cachorro malandro com seu bambuzal assassino e ainda um yuri deslizante me acertando a cada descida....pensando bem, por que eu gosto de lá mesmo?

(L)

Anônimo disse...

Eba! Já que tá morando longe mesmo, podia ser num lugar desses de fato. Aí eu não pagaria nem $25 nem $200.

(Engraçado é o fato de já saber qual vai ser sua resposta...)