31.7.07

Balconismo

Assisti à "Clerks 2" ontem, e foi uma experiência de vida.

O filme em si é muito bom - Kevin Smith é o cara! - e se compõe perfeitamente com o seu antecessor. E tem a Rosario Dawson, o que já faz o filme valer o que custou, não importa o preço. Mas o ponto central da coisa é que o filme pareceu ter sido feito para mim, para o momento que estou vivendo e para as coisas que tem queimado meus neurônios nas horas vagas.

Quando assisti a "Balconistas" eu estava no 2° colegial, vivendo aquela vida pacata de estudante que só se preocupava com o que fazer no fim de semana com a namorada, e onde passar as férias, com o futuro dos seus personagem de RPG e de como gastar seu parco dinheiro de mesada. Eu tinha então meus 16 anos, e achei bacana o filme que falava de "perdedores" de 20 e poucos que viviam de sub-empregos que mal pagavam as contas, e gastavam seus dias jogando hockey no telhado e filosofando aleatóriamente.

Bom, quando eu assisti a "Balconistas 2" eu estava formado, tentando sobreviver como arquiteto, me preocupando com o que fazer com minha namorada no fim de semana, se teria ferias, se jogaria RPG naquela semana, e o que fazer para conseguir dinheiro para pagar todas as contas. Com meus 29 anos, eu achei bacana o filme falando sobre caras de 30 e poucos cujas vidas sofreram poucas mudanças de interesses nos últimos 10 anos e que no final deixam bem claro que o sistema é uma droga, e que o que realmente queremos e gostamos de fazer importa muito mais do que o que os outros esperam de nós.

Foi muito melhor que "Chasing Amy", e olha que naquele tinha sexo, lesbicas e tudo mais.

Apesar do tom de auto-ajuda que esse post possa parecer ter, o fato é que me preocupa o que fazer da vida nos próximos 5 anos (e na verdade eu poderia dizer "nos próximos 5 meses") - e lembrar que eu não preciso me enquadrar nessa coisa de "super vencedor universitário formado na USP" ajuda um bocado em acordar de manhã e encarar o dia.

E pensar que semana que vem estarei em SP com a Babs com certeza faz a vida mais leve também...

Nenhum comentário: