29.5.07

Karma

Sábado encontrei minha antiga professora de japonês no terminal de ônibus - a Yoko - e fomos "conversando" até o ponto em que ela saltou. As aspas se devem ao fato de que ela sempre fala em japonês comigo, e eu sempre entendo metade do que ela fala. Detalhe que eu estudo japonês desde os 8 anos de idade (tudo bem, com intervalos longos no meio) o que me dá 20 anos no básico 2.

Outro dia comentei com uma aluna minha que tinha estudado um pouco de italiano, e ela me mandou um email marcando plantão de dúvidas todo em italiano. Entender foi facil, mas a resposta foi em português mesmo.

O propósito dessa parlamentação toda é expor a minha opinião de que não adianta aprender um idioma se você não terá como praticá-lo. Tudo bem, acho importante ter uma noção básica das linguas faladas no mundo, mas dominar uma lingua só acontece quando você está imerso totalmente na mesma.

Essa questão me veio à cabeça nesse fim de semana, quando assisti a um filme do Zhang Yimou. Eu sempre quis aprender a falar mandarim (tudo bem que o filme era em cantonês), mas nunca fui em frente por que não conseguia me visualizar falando aquilo com alguém.

Você já tentou comparar as legendas de um filme em chinês com o som que sai da boca dos atores??

Enfim...

Semana de inferno astral e nada de terrível está acontecendo. Karma! O pior da semana foi terminar de baixar o Call of Duty 2, instalá-lo e ver o jogo acabar em 2 dias. Nada mais frustrante dos que 3.6Gb de jogo que não dura nem 1Gb por dia.

Queria muito ir para São Paulo no feriado, passar meu aniversário com a Tita e tudo mais... não sei ainda o que se dará por aqui. Por enquanto o Bokas ainda encabeça a lista de local de comemorações...

Um comentário:

barbara disse...

24 anos de alemão básico 3.
"meine brille ist kaput"

quanto ao inferno astral: QUE ÓTIMO!!!!!
se bem que...quais são as possibilidades de ele ter ido pra mim?